Resenha de "Estudo Independente" (Joelle Charbonneau)



"Enredo inteligente"

Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.




Estou parada há algum tempo de frente para o computador pensando em como eu começaria essa resenha. E não, não é porque o livro é ruim ou porque me tirou do chão de um jeito positivo. Até esse momento a série de O Teste anda linear. Estudo Independente é aquele tipo de livro do meio que não acredito ter sofrido uma maldição e queda brusca em relação ao primeiro. Possivelmente se eu fosse analisar ambos pela emoção, eles ganhariam três estrelas no máximo. Mas eu tentei ser lógica e racional dentro do contexto distópico o qual a autora criou, e realmente não tenho do que me queixar dele. 
Continuamos a acompanhar a história de Cia. Dessa vez dentro da universidade. 
Não tenho como contar mais do que isso sem soltar coisas demais. Até o fato dela estar na universidade para mim parece um spoiler, mas se a editora usou esse dado na sinopse, então eu uso aqui também. Como vocês sabem, livros que são séries eu não costumo dizer o que acontece, só falar como me senti em relação a ele. 

Uma coisa é certa sobre essa série: A autora soube construir uma distopia bem amarradinha. Até agora não achei falhas dentro do mundo que ela criou e desconstruiu. Talvez algumas explicações estejam faltando, mas em Estudo Independente existem mais delas do que em O Teste. Portanto estou agarrada na ideia de que o próximo volume será um show de revelações. 

Acho que Charbonneau foi feliz em criar o enredo dos dois livros até agora. Eles tem momentos de calmaria reflexiva e ações bem estruturadas. Talvez eu ache que ela repetiu em Estudo Independente muito algumas fórmulas já conhecidas em O Teste. Para mim pareceu um pouco cansativo, mas nada que me fizesse desistir de ler por causa disso. Afinal de contas, ela usou a formula de repetição correta. Então são cenas semelhantes, mas que funcionaria em qualquer contexto porque foram realmente boas. 

Pessoalmente eu não me sinto conectada com os personagens dessa série, e acho que tem a ver com a escrita da autora. Ela é boa com ações e enredos inteligentes? Sim, mas não é boa em te envolver com a galera dentro deles. Para vocês terem uma noção... Se a autora tivesse matado a personagem principal, para mim ia ser de boa porque não sinto nada por Cia. E quando os pensamentos dela sobre morte e perda aparecem, eles são rasos e não te tocam de forma alguma. Então a personagem está lá sofrendo pela perda de alguém, e você do lado de fora da página roendo unha. Sério, não senti uma única morte nesse livro. Não me envolvi com uma única alma. 

Isso pode até ser um ponto positivo, porque não é uma autora de mi mi mi. Ela é centrada escrevendo e fez uma protagonista focada e ultra inteligente. Nesse livro eu senti como Cia é esperta e maravilhosa em deduções, e gostei desse lado racional dela. Sim, Cia é extremamente racional. Você não vê a garota se comportando pelo emocional, a não ser que envolva a moral dela. Penso que a autora poderia ter trabalhado mais a dualidade entre bem e mal com Cia, mas ainda temos mais livro para isso. 

Não leiam esperando um romance. Existe aquela ponta, mas é tão ponta, que você nem torce pelo casal principal. Você espera que a autora coloque mais cenas de ação e raciocínio lógico. As vezes penso que estou no meio de um jogo de xadrez lendo essa série. É inteligente, arquitetada e você não sabe de onde vai vir o próximo golpe. A parte boa de ter personagens pouco emocionais é isso... você não consegue diferenciar o bandido do mocinho. 

E o último problema é com a revisão. Letras faltando, palavras faltando, concordância verbal errada em alguns momentos, diálogos de personagens diferentes no mesmo parágrafo. Sinto que a editora acelerou o processo de publicação da obra, e isso meio que afetou o resultado da diagramação dela. Não encontrei erros desse tipo em O Teste, mas Estudo Independente tem erros consideráveis. Não influenciou minha leitura, mas acho importante informar esse tipo de coisa por aqui. 

Enfim, um livro que cumpre a proposta com a qual ele veio. Cheio de mistério e teoria de conspiração governamental. É uma história sem grandes surpresas ou grandes emoções, mas com essa linearidade constante. Por mais que eu ame a emoção de ser surpreendida em um livro, nessa série eu penso que gosto da falta de surpresas. Na verdade acho que estou acostumada a isso com ela. 

Super curiosa pelo próximo volume da série, que se chama Graduation Day (Dia da Formatura). Quero saber como acaba essa história, e se vou acabar o livro ainda não gostando tanto de Cia.