[TAG] Feitiços de Harry Potter


Hello, people!
Faz tempo que fui indicada para responder a essa tag. Tanto tempo que nem me lembro que me indicou, mas fiquei extremamente grata por ter sido indicada. Também não tenho noção de onde ela começou, mas babei com a proposta e anotei aqui no caderno para trazer quando desse. Eis que consigo organizar minha agenda para escrevê-la. 
Essa vai para os Pottermaníacos - como eu-, ou para aqueles que ainda não conhecem a fabulosa criação de Rowling. 


Expecto patronum 
Um livro de infância relacionado a boas lembranças.

Eu realmente não me lembro de tudo o que lia na infância. Minha memória é curta e ridícula. Mas tem sempre aquele clássico que você acha que jamais vai esquecer porque sentiu que, em algum momento, esteve dentro da história junto com os personagens. E pode apostar que eu era uma pirata. Com direito a chapéu elegante e óculos de um olho só. Peter Pan marcou absurdamente minha infância, como minha vida num todo. É uma das melhores obras escritas para o público juvenil. Eu ainda tenho dúvidas se amo mais Peter Pan ou Alice no País das Maravilhas. Acho que fico com empate técnico entre as duas. 


Expelliarmus
Um livro que te pegou de surpresa.

Teve uma época em que fiquei muito deprimida. O suficiente para minha mãe entrar numa loja só para comprar um livro para que eu pudesse sair da depressão. Ela sabe que a única coisa capaz de me tirar de uma crise é um livro, e eis que ela volta com aquele que justamente eu precisei ler no momento. Lembro que não tinha gostado muito da sinopse, mas adorava de coração a capa. Então resolvi dar uma chance. Era uma sexta a noite. Sábado a tarde eu consegui comer como gente, e no domingo eu acho que até pude sorrir com uma piada besta. Zafón tem o efeito mágico de me devolver a vida sempre que penso que nada mais o fará. Esse livro foi uma baita surpresa deliciosa para mim naquele momento, e desde então passei a ser fanática em tudo o que ele escreve. 


Prior Incantato
O último livro que você leu.

Ok. Comecei essa série esperançosa. Sabia que era uma distopia e eu simplesmente devoro todas as que chegam. Depois do primeiro livro decidi não ler mais nenhum. Achei chato e uma completa perda do meu tempo. Mas eis que o destino me coloca para promover, junto com um amigo, um evento sobre essa série aqui em Maceió. Claro que eu precisei ler depois disso!Para mim foi um livro linear. A autora deu uma de doida nas últimas páginas e eu realmente quis esganá-la pela pressa em terminar uma coisa que ela tinha nos enchido de expectativa de que fosse fazer funcionar, mas não fez. Contudo confesso que eu adorei o epílogo. Só não vá esperando uma distopia, como eu fiz. Tá mais para um romance meloso com Big Brother no meio. 


Alohamora
Um livro que te apresentou a um gênero que você não tinha considerado antes.

Sabe quando você está levando um belo caldo no mar e consegue, enfim, sair da água? Aquela sensação do ar entrando em seus pulmões, te lembrando como é perfeito simplesmente respirar? Foi assim que me senti quando acabei Jogos Vorazes. Foi o livro que me apresentou ao gênero literário que mais amo hoje em dia: Distopias. Sem contar que foi a leitura dele que impediu que eu enlouquecesse quando me separei. Sou grata duplamente a esse livro pela maravilha que fez em minha vida. Nunca considerei as distopias - na verdade eu nem sabia o que era isso. Agora eu não vivo sem elas. 



Riddikulus 
Um livro engraçado que você leu.

Sempre indico esse livro quando o assunto é risada. Sophie é uma autora que tem o dom de me fazer rir, mas com esse livro ela quase me colocou para fora de um ônibus de tanto que ri numa cena dele. Eu amo a Poppy! E não existe personagem mais destrambelhada para mim do que ela. O enredo do livro é uma delícia, e os personagens são os melhores em conjunto que a Sophie já criou. O casal desse livro é fofo que doí. Adoro!!




Sonorus 
Um livro que você acha que todos deveriam conhecer.

Terminei de ler esse livro durante um engarrafamento que durou simplesmente seis horas na minha cidade. Lembro que quando fechei eu quis gritar com o motorista, com os outros carros e com o mundo. Mas não era de raiva pela demora, mas de felicidade de ter, enfim, tido a oportunidade de colocar as mãos nessa obra. Foi o melhor livro que li no ano passado em todos os sentidos possíveis. Menino de Ouro é um choque de realidade na vida de muita gente por ai. A autora, apesar de nova, teve um tato incrível de colocar coisas fortes e fantásticas nesse livro, e fazer com que elas não fossem asquerosas ou inoportunas. Eu amo de todo o meu coração tudo o que tem nessa história. 


Obliviate 
Um livro ou spoiler que você gostaria de não ter lido.

Vou mudar um pouco o padrão dos livros que as pessoas escolhem nesse feitiço e usar um livro que não gostei de ter lido. Não me entendam mal. Achei a escrita da autora magnífica e ela tinha uma história primorosa nas mãos. Mas eu realmente não entendi a proposta dela com aquele final, e não quis mais saber se teria uma continuação ou não. Fiquei tão revoltada que me arrependi de ter lido o livro, e olhe que isso é raro. Minha revolta maior é saber que ela tinha uma puta de uma obra prima nas mãos, e terminou o livro parecendo que estava escrevendo em um dialeto marciano. ARGH!




Imperio
Um livro que você teve que ler para a escola

Eis um dos poucos livros que li para o vestibular e do qual eu não me arrependi. Tenho uma verdadeira adoração pela história de Capitu e Bentinho. Sem contar que a escrita de Machado nesse livro é um primor. Confesso que tive dificuldade de pegar o embalo dele. Esse negócio de livro clássico as vezes nos dão um trabalho enorme para chegar até o fundo da nossa alma. É necessário perseverança para entender o que se quer dizer aqui, mas eu consegui, e fiquei em êxtase com tudo nele. Só que se Machado tivesse vivo, eu iria trancá-lo no banheiro até me falar de quem é Ezequiel. 


Crucio 
Um livro que foi doloroso para ler.

Eu poderia citar aqui dois livros que foram extremamente dolorosos para mim de acabar. Um foi O Retorno do Rei, o terceiro de O Senhor dos Anéis. E o outro foi Relíquias da Morte, o sétimo de Harry Potter. Resolvi escolher esse último pois por mais que O Senhor dos Anéis seja a obra da minha vida, eu tinha todos os livros lançados quando comecei a ler. Já Harry Potter cresceu junto a mim, e fez parte da minha adolescência e começo da fase adulta. Eu sofri esperando cada livro, e foi a morte quando precisei ler o último. Para vocês terem uma ideia... Eu simplesmente lia no máximo dez páginas por dia para não acabar rápido. Sem contar que o reli inúmeras vezes. Foi difícil me despedir de Harry, Rony e Hermione. 

Avada kedavra 
Um livro que pode matar (interpretação livre.)

Talvez eu seja uma das poucas pessoas na galáxia que não gostaram desse livro. E olhe que sou uma pessoa super adaptável a qualquer obra e consigo ver pontos positivos em qualquer porcaria. Mas no caso desse livro eu simplesmente senti que estava caminhando para o cadafalso. Não consegui gostar dos protagonistas, não consegui gostar da história. Eu não consegui gostar nem da porra do primeiro capítulo! Genteeee, o que é isso? Esse livro não rolou comigo, e por isso é um dos que eu realmente iria querer matar. Sumir. Explodir.