Resenha de "Vestígios da Terra" (Beth Revis)

"Final condizente"


Sinopse: Finalmente Amy e Elder se veem livres das angustiantes paredes da nave espacial Godspeed. Agora, estão prontos para começar uma nova vida e construir seus lares em Terra-Centauri, o planeta que desejavam tanto conhecer, viajando trilhões de quilômetros para encontrá-lo. Porém, essa nova Terra não é o paraíso que esperavam encontrar. Os dois precisam descobrir quem, ou o quê, também habita o planeta, se quiserem ter alguma esperança de salvar sua colônia e construir um futuro juntos. A cada nova descoberta, novos problemas surgem, e Amy e Elder terão de entrar em sua mais perigosa jornada: olhar para dentro de si mesmos e entender o que os torna seres humanos. E se a colônia entrar em colapso? Conseguirão os viajantes reunir todos os sobreviventes em um mesmo objetivo? Descubra a fascinante conclusão de Através do universo, a série best-seller do New York Times que conquistou milhares de leitores pelo mundo com histórias de romance, mistério, ação e suspense.

# (1) Através do Universo
# (2) Um Milhão de Sóis

E mais uma série chegando ao final por aqui. E volto a dizer o quanto é difícil abandonar alguns personagens, como foi o caso de Amy e Elder. Eles entraram em mim desde a madrugada em que virei lendo o primeiro livro, e continuaram até esse final, que foi muito aguardado, e que no final das contas achei justo e belo com todos eles. 

Vou repetir só para quem está chegando agora, mas eu não falo propriamente sobre o enredo dos livros em série, a não ser que seja o primeiro volume. Então essa resenha será sobre a evolução do história, dos personagens e de como a autora finaliza tudo o que ela construiu lá no início. Então pode ler tranquilo que mais spoiler do que a sinopse dá, não vou dar. 

Ok, todos que leram sabem que os dois primeiros livros se passam em Godspeed, que é nave que deveria transportar as pessoas para um novo planeta, o qual eles chamam de Terra Centauri. A comunidade da nave é formada pelos cientistas e militares congelados, como também pela população que nasceu e cresceu dentro de Godspeed. Entre os primeiros está Amy, e entre os segundos, Elder. 

Quem acompanhou os dois primeiros livros sabe de tudo o que acontece com esses dois, portanto não vou me ligar a isso. Basta vocês saberem que muita, repito, muita coisa de ruim acontece dentro dessa nave. Chega ao ponto de você não saber quem é vilão e quem é mocinho. É bem comum alguém passar a perna em você nessa comunidade, e nem vou dizer que recrimino todas as atitudes deles, e depois de ler esse livro, apoio a grande maioria delas. Sou extremista mesmo. 

No terceiro livro da série, Amy e Elder descobriram um jeito de pousar em Terra Centauri, e estão fazendo de tudo para se comportarem como líderes, ainda que sejam muito novos, em um mundo estranho e cheio de coisas inusitadas e perigosas. Eles saíram do ambiente hostil em que se encontrava a nave, para entrar em um mil vezes pior no novo planeta. 

Vestígios da Terra foi um livro que eu aguardei muito para chegar. O segundo terminou de maneira sufocante e esse vinha com uma proposta de ser uma bagaceira. Imagine um planeta onde a ameaça de dinossauros é presente. Agora imagine uma teoria conspiratória atrás disso - porque tudo nessa história tem que ser envolvido em uma conspiração-  Agora coloque dois coitados que não sabem onde estão, quem são nem para onde vão e um bando de outras pessoas que não nunca pisaram em solo firme. Pois bem, esse é o clima do livro. 

Não posso dizer que me decepcionei, mas acho que já conheço tão bem a escrita de Revis que não fui pega de surpresa quando mais uma conspiração apareceu atrás da ideia desse planeta. Eu sabia de onde vinha o murro, só não imaginava como viria, e confesso que levei um susto tremendo em uma determinada cena. Não imaginei que ela fosse tão desprendida com alguns personagens, e acho isso até corajoso por parte do autor. 

Claro que temos momentos interessantes, como o fato dos congelados acordarem. Você passa dois livros criando um afeto por algumas pessoas que nem conhece, e quando elas acordam você só quer colocar uma bala na cabeça delas, e depois volta a amá-las novamente. Sei lá, acho que a gente se acostuma também ao dinamismo entre Amy e Elder, e quando surge algo para atrapalhar isso, não tem como negar se sentir revoltado. 

E ai está um ponto negativo acerca da história: A autora cria um personagem que no meu ver foi extremamente desnecessário. Não, estou um pouco equivocada, o personagem até que faz sentido, mas não o que ela colocou para ele fazer na história. Quer dizer... minha amiga, para que isso? Bastava colocar o cara lá e pronto. Fiquei meio chateada, não vou mentir. 

Contudo os pontos positivos dos livros de Revis são infinitos. A começar pela forma com a qual ela conduz a história. Quando você acha que não pode acontecer mais nada, eis que acontece e você fica tipo... "de onde porra ela tirou isso?". Mesmo que você entenda a dinâmica dela escrevendo, a autora ainda é capaz de te surpreender com uma capacidade narrativa poderosa em te envolver. Sou super fã dela e coloquei na minha cabeça que lerei qualquer coisa que a danada se proponha a escrever. Não é tudo mundo que consegue escrever sci-fi de forma poderosa, mas ela conseguiu. 

Sobre nosso casal lindo, tenho mais a dizer que o crescimento deles aqui é muito emocional. Descobri de fato que Amy é uma guerreira implacável. Ela é aquela que usa a arma e que não tem dó de fazer o necessário. Já Elder é a cabeça dessa relação. Ele é um lider incrível. Sabe pesar o que é melhor para seu povo, e coloca isso na frente das suas vontades individuais. Não tem medo de enfrentar absolutamente nada. Na verdade nenhum dos dois tem. Eles são magníficos juntos. 

Acho que a autora deu um final digno para a série. Termina de forma emocionante e eu chorei legal com a nostalgia que se instalou em mim depois da última página. Queria saber o que ia acontecer com o futuro de Terra Centauri, e fiquei no vácuo. Não de maneira negativa, só... nostálgica mesmo. 

Claro que eu pensava certas cenas diferentes, e algumas explicações mais eficientes para algumas coisas, mas estou muito feliz com o que ela fez. Me deu uma história que envolvia mistério, suspense, sci-fi, distopia e romance e segurou isso até o fim. Então eu recomendo para quem gosta do gênero. Entrou fácil na minha lista de histórias prediletas.