Resenha de "Prometo Falhar" (Pedro Chagas Freitas)

Título: Prometo Falhar
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
Adicionar: Skoob
Sinopse: Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos.
A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.
Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa.

Não me considero uma pessoa muito sensível, ou reluto em acreditar que ainda sou. Houve um tempo em que me sentia totalmente inserida nessa ideia de poetizar a vida e escutar a poesia no que as pessoas faziam. Hoje percebo que tenho uma dificuldade incrível de absorver essa arte que paira no ar e que os sensíveis enxergam antes de mim. Foi como me senti lendo Prometo Falhar, como se estivesse deixando passar alguma coisa que parecia incrível para metade dos leitores, e que não chegou forte dentro de mim por não me permitir sentir.  

Não estou dizendo que não absorvi nada do livro, muito pelo contrário! O autor tem um modo genial de criar uma sensibilidade em coisas que as vezes podem parecer até grotescas. E mesmo que eu esteja uma tábua para esse tipo de percepção, não sou tão bruta assim. Posso não sentir a poesia, mas sei que ela está lá, e não há como negar que Pedro é um poeta em encarar a vida. Não sei se só faz isso com o seu trabalho ou com todo o resto, mas gosto de pensar que ele é assim de natureza. Acho que seria interessante conhecer alguém desse modo... Leve. Mais leve do que o ar ao escrever. 

Prometo falhar é um livro que não se explica, se lê! É um livro de crônicas sobre diversas coisas relacionadas ao cotidiano. Sobre amor, principalmente, nas suas diversas formas. Ler Prometo Falhar é levar vários tapas o tempo inteiro, como se estivéssemos ouvindo aquele vizinho idoso contar histórias da infância na calçada de casa. É nessa hora que percebo como me preocupo com besteira, e como valorizo coisas idiotas. Foi o mesmo quando li esse livro. 

O único motivo de ter tirado uma estrela dele é por não morrer de amores por livros de crônicas. Gosto da continuidade em um livro, e não é o caso. É como se fossem histórias curtas que transmitissem o significado em poucas páginas, mas que deixa um gosto de "quero mais" ácido. Sou prolixa, não tem jeito! Contos e crônicas funcionam muito melhor com os pragmáticos. 

Apesar de não ser o meu gênero, acredito que esse é o tipo de livro que agrada a grande maioria dos leitores. Quem não gosta de ler belas palavras escritas com sincronia de pensamentos? Não temos um apanhados de ditados bonitos nesse livro, tipo frases prontas e de efeito. As vezes é até um apanhado de ditados feios, mas escritos de forma bonita e realista, o que torna uma obra próxima demais do leitor. 

Livro de cabeceira, com certeza! Daqueles que você guarda ao lado da cama para abrir sempre que estiver se sentindo muito mal, ou muito pequeno. Ou, quem sabe, pesado demais.