Resenha de "Uma Curva no Tempo" (Dani Atkins)

Título: Uma curva no Tempo
Autor: Dani Atkins
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Uma Curva no Tempo - A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?

Uma Curva no Tempo foi o tipo de lançamento que eu quis muito antes de ter data de lançamento. E por mais louco que pareça, foi aquele livro que adiei completamente quando chegou. Minha crise ajudou nisso? Claro! Mas acho que o problema está no fato de que não ando no clima para livros mais dramáticos. Sempre acho que eles vão me deixar pior do que já estou, mas nem foi o caso desse. Não achei a maravilha do mundo todo, mas a autora fez um trabalho bastante amarradinho e que deu gosto de ler. 

No início da história acompanhamos uma noite na vida da protagonista, Rachel, que está prestes a se formar na escola e que marca um jantar com seus grandes amigos, como um jantar de despedida. Acontece que um carro desgovernado invade o restaurante onde eles estão, e acaba causando um terrível estrago nesse grupo. 

Desse momento pulamos para cinco anos depois e os vestígios de como Rachel e os amigos estão. Ela está péssima, e foi um momento onde eu me peguei procrastinando a leitura porque a autora soube escrever direitinho sintomas de depressão sem parecer forçado ou irreal, o que fez piorar meu estado, ao mesmo tempo que me colocou para analisar de fora a minha situação. 

Então acontece uma outra situação na vida ferrada de Rachel que a faz acordar num hospital, e numa realidade totalmente alternativa a que ela estava vivendo. Nada de acidente trágico, nada de doença ou marcas no corpo... A vida parece perfeita demais. O problema é que ela lembra da vida anterior, e nada dessa de agora. O que faz com que um de seus amigos, Jimmy, se una a ela para tentar resolver a "amnésia" que os médicos afirmam que ela tem. 

A partir desse momento vemos uma reconstrução da vida de Rachel nesse universo paralelo que parece incrível. Está noiva do antigo namorado de escola, seu pai está bem de saúde... Tudo está lindo e feliz. Menos ela, justamente porque nada parece encaixar na vida anterior, que sempre foi sua realidade. 

É livro curto demais para o que autora quis passar, e isso não é uma crítica, mas um elogio. Eu provavelmente usaria o triplo de páginas para contar a mesma história. Confesso que senti um pouco de falta de algumas outras situações, e de um tempo para que Rachel, e o leitor, aprendam a conviver com essa nova vida. Em alguns momentos pareceu rápido demais. 

O mistério fica em saber o que aconteceu que fez reverter toda a situação ruim da vida da garota. Magia? Realmente um universo paralelo? Como estamos falando de um livro, onde tudo é possível, a nossa cabeça também cria o imaginável para explicar. Quase fiquei louca quando as últimas páginas foram chegando e não achava uma explicação para o que tinha acontecido. Até que a autora lançou a explicação, e eu realmente fiquei de queixo caído. 

Ela só precisou de três páginas. Três páginas e eu me vi encantada com o que ela tinha feito. Não foi nada surreal em termos de enredo, mas foi algo que realmente pega de surpresa. Dificilmente o leitor espera por aquilo, e olhe que eu sou muito imaginativa! 

Enfim, o final me ganhou totalmente, mesmo que depois eu tenha procurado mais algumas linhas escondidas onde não existia. Tipo... Foi isso? Beleza! Mas cadê o resto? Não tinha necessidade de um resto para que fosse compreensível, mas eu QUERIA um. Entendem isso? 

De modo geral foi um livro muito bacana. A autora construiu o negócio direitinho. Funcionou mais como mistério, no quesito surpresa no final, do que alguns livros da Agatha Christie, e isso é raro para mim dizer, que sou louca pela autora. Para um livro tão pequeno, ele deixa uma história triste e com um final surpreendente. 

Super recomendo!