Resenha de "Um Passado Sombrio" (Peter Straub)

Título: Um Passado Sombrio
Autor: Peter Straub
Editora: Bertrand Brasil (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: O inigualável mestre do horror e do suspense retorna com um livro poderoso e aterrorizante que redefine o gênero de maneira única e inesperada
Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.

Sofri com esse livro o que muitos leitores sofrem quando pegam um com sinopse intrigante e que tem a chamada do mestre do horror Stephen King: Expectativa. E o ruim da expectativa? Quando você despenca com ela enforcando seu pescoço. 

Sempre ouvi falar que Peter Straub era um dos grandes mestres do horror. Então fiquei super empolgada quando o Catálogo Literário colocou esse livro nas news. Tinha uma premissa que prometia um bocado, e bem parecida com a sinopse de um livro que amei na minha adolescência chamado O Pacto, 

Um escritor resolve contar uma história baseada em um fato real de algo que aconteceu próximo a ele na sua juventude, envolvendo sua esposa e alguns de seus melhores amigos. Algo de que ninguém fala e que alterou a vida de todos os envolvidos. 

Um guru chega à cidade e começa a recrutar jovens com suas ideias um tanto exotéricas e convidativas. O protagonista, Lee, não se envolve nas conversas dele, mas seu grupo de amigos passa a idolatrar o cara e a segui-lo a todos os lugares. Isso causa algumas confusões entre eles, e por isso o grupo começa a se isolar. 

Algo acontece envolvendo essas pessoas em uma fatídica noite, e faz com que um deles vá parar em um manicônio, alguem suma do mapa, alguém apareça morto e os outros fiquem meio pirados. Apesar das inúmeras tentativas de Lee de descobrir o que aconteceu, nada consegue. Até que anos depois a ideia de escrever sobre isso surge, e ele deixa de lado a discrição que o detinha até então e vai atrás de cada protagonista da noite que sobrou, em prol de ouvir suas histórias. 

Viram como a ideia é bacana? Pois é, mas a execução dela não foi tanto assim. Esperei o livro engrenar e isso nunca aconteceu. Quando me vi na página 200 percebi que não iria, e só terminei porque virou uma questão de honra como leitora. 

O autor tinha uma ideia incrível nas mãos, mas não desenvolveu de uma forma que prendesse o leitor. Depois do capítulo de apresentação da ideia por Lee, o livro engrena na narrativa de cada personagem envolvido falando do fatídico dia. O desenvolver até chegarem a esse "culto" secreto, e o que aconteceu de fato. E quanto a isso até que o livro funciona. Cada visão é diferente da outra e traz construções bacanas dos personagens. O problema foi o geral disso. 

Eu achava a narrativa tão lenta para um livro desse tipo, que por vezes me vi dormindo em cima dele. Poxa, a sinopse me prometeu uma mistério e um horror que nunca aconteceram! Ok, tem sim o mistério de descobrir o que houve, mas ele meio que se apaga durante a narrativa de cada personagem contando seu lado da história. Parecia mais que eu estava lendo um livro sobre essas pessoas do que sobre esse acontecimento, o que de certa forma acho que era a proposta do autor, Ainda assim, achei cansativo e uma baita propaganda enganosa. 

Não funcionou para mim. Realmente penso que a culpa foi da alta expectativa que joguei em cima dele. Os personagens são bacanas, a ideia é boa, mas a evolução é lenta e complicada, e o desfecho é meio "bléh". 

Pena. Pena mesmo.